Santíssima Trindade – dinâmica

3-estados-da-agua
Objetivo: Mostrar a Santíssima Trindade, sob a ótica da água.

Tempo Estimado: 30 minutos.

Introdução

Não existem palavras nem expressões capazes de ilustrar alguma coisa que transcendam o universo criado.

Portanto, utilizarei comparações e sinônimos do nosso mundo físico. Peço-lhe que seja benévolo com as minhas limitações de comunicação.

O conceito foi um mistério através dos séculos e é então enunciado com uma pergunta: Como é possível que haja um só Deus, mas ao mesmo tempo que sejam Três Pessoas Divinas e diferentes?

Vejamos: Um só Deus “está composto” de uma Substância Divina e única. Este Deus único manifesta-se em três Pessoas Divinas. Quer dizer: Uma substância em Três Pessoas: Três Manifestações.

DETALHE: Uma Substância Única

Utilizemos a comparação química: A molécula do composto chamado “Água”, está formada por três átomos: dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. A fórmula química é: H2O. Quando dois átomos de hidrogênio se combinam quimicamente com um átomo de oxigênio para criar uma molécula, a substância que daí resulta, é sempre a mesma e única: Água [H2O]. Esta substância única tem um conjunto de propriedades físicas e químicas que não se encontram noutro composto.

Três Manifestações

A água [H2O] pode estar no estado gasoso, estado líquido ou estado sólido. Quer dizer, manifesta-se nos três estados de acordo com a pressão e a temperatura do meio ambiente em que se encontre. Isto tudo acontece sem deixar de ser a mesma e única substância: Água [H2O].

A Comparação

O estado normal da água é aquele que se manifesta quando se encontra em condições normais (temperatura ambiental e pressão atmosférica a nível do mar), então, a “Manifestação Normal” da água [H2O] é o “Estado Líquido”‘.

Consideremos então esta comparação: Deus Pai = “Manifestação Normal” = “Estado Líquido”; portanto “Manifestação Concreta” = “Estado Sólido” de Deus Pai, é Jesus Cristo; por isso, “Manifestação Espiritual” = “Estado Gasoso” de Deus Pai, é o Espírito Santo. Uma Substância, Três Manifestações Diferentes.

Sob determinadas condições de temperatura e pressão, a água [H2O] manifesta-se simultaneamente (em perfeito equilíbrio termodinâmico) em três estados: gasoso, líquido e sólido.

Tanto a água no “Estado Sólido”, como no “Estado Gasoso” provêm da água no “Estado Líquido”. Portanto a esse estado regressam.

Comentários

O Divino sempre se reflete no mundo físico. Portanto o conceito Trino manifesta-se nos três estados físicos: Sólido, Líquido e Gasoso.

O homem tem a semente das duas pessoas do Deus Trino. O homem foi criado à imagem de Deus mas só será completamente realizado quando regressar ao Pai.

A semente do Espírito Santo é desvendada no Batismo. Esta semente, se for cuidadosamente cultivada, frutificará nesse ser humano sob a forma de um espírito à imagem do Espírito Santo.

Quanto mais profundamente o homem viva a Palavra de Deus mais se assemelhará à “Palavra (O Verbo) Encarnada”, a imagem do Filho.

Mas para chegar a manifestar-se completamente no homem a “Imagem do Deus Trino”. o terceiro componente só pode conseguir ao regressar ao seio do Pai.

O homem foi feito à “Imagem de Deus”. Uma Imagem de um espelho ou projetada nunca pode ser tão perfeita como a “Original”. No entanto, quanto mais perfeito for o espelho ou a projeção, mais fiel será a “Imagem” ao “Original”.

Ele “…se é perfeito como o Pai é perfeito…” chama-nos a aperfeiçoar os nossos ‘espelhos’ o mais possível, para que a ‘Imagem’ refletida por nós seja a mais perfeita possível. Mantendo em mente que, uma ‘Imagem’ sempre ser uma ‘Imagem’, não importa o grau de perfeição, porque…”Quem é como Deus?”

Quando Nosso Senhor Jesus Cristo disse que vendo-o a Ele, era como ver o Pai, o que Ele lhes dizia era que: Ele não é uma ‘Imagem’, Ele é a mesma substância, portanto, não é diferente do Pai porque Ele próprio é Deus!.

Originalmente publicado a nível mundial em Inglês em Maio de 1994. Nazaré, Portugal.

Arquidiocese de Teresina Paróquia São Sebastião Catequese Paroquial

(Fonte)